Blog Layout

Instituto Todos pela Saúde lança edital para apoiar pesquisas sobre covid-19

Helder Nakaya • Oct 07, 2021

CHAMADA PUBLICA 01/2021 - ESTUDOS DE COORTES
PRÉ-SELEÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE PARCEIROS
INSTITUTO TODOS PELA SAÚDE

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) inicia o processo de pré-seleção para credenciamento de grupos de pesquisa que desenvolvam estudos de coortes, conforme orientações descritas a seguir.
Os grupos pré-selecionados serão convocados para etapa subsequente de avaliação de propostas. Quando credenciados, os parceiros receberão recursos financeiros por um período de 2 anos, assumindo compromisso contratual para integração dos dados com o ITpS.

1 Objetivos do ITpS 
O ITpS tem o objetivo de obter informações de populações vacinadas e recuperadas de Covid-19, dentro de sua linha de ação “Estudos de coortes”.

Objetivos específicos:
i. Responder perguntas pré-estabelecidas nesta Chamada;
ii. Potencializar estudos já existentes de grupos de pesquisa com recursos do ITpS, particularmente na área de sequenciamento genômico;
iii. Compartilhar expertises e especialidades entre os parceiros do ITpS para auxiliar a execução dos projetos;
iv. Compartilhar, organizar e análisar grandes volumes de dados de Saúde para orientar a tomada de decisões estratégicas em políticas públicas.

2 Condições para pré-candidatura 
Podem se apresentar para pré-seleção todos os grupos de pesquisa que já desenvolvam estudos relacionados aos objetivos pré-estabelecidos para Estudos de Coortes na seção 3. Eles deverão se comprometer a adequar seus escopos, a trabalhar em rede e a compartilhar informações e dados.
Considera-se grupo candidato um conjunto de pesquisadores, de uma Instituição principal proponente, que operam cooperativamente em estudos de coortes. O grupo candidato deverá ser o gestor e responsável pelas ações necessárias para a realização dos estudos pactuados no ato do seu credenciamento, mesmo que parte das ações sejam desenvolvidas por parceiros colaboradores. 

Na condição de pré-candidato, o grupo deve:
i. Demonstrar experiência no desenvolvimento de estudos de coortes de vacinados e/ou sobreviventes de Covid-19, por meio da apresentação de informações do estudo, tais como: objetivos; tamanho; características dos grupos de controle (se existentes); fonte de casos e cobertura geográfica; duração da coorte até o presente; frequência dos contatos; perguntas formuladas; testes e exames utilizados; resultados prévios (publicações ou preprints).
ii. Possuir governança, autonomia decisória e de gestão local eficientes para desenvolver estudos referentes aos objetivos pré-estabelecidos e, para alocar pessoal e infraestrutura necessários. Isso implica na disponibilidade prévia de infraestrutura de pesquisa adequada e recursos humanos próprios;
iii. Assumir compromisso com compartilhamento de dados na linha de ação desta chamada para que o ITpS possa elaborar macrorecomendações, em conjunto com demais parceiros e contribuir para melhorar políticas públicas, sem prejuízo de publicações de microdados do Parceiro.
Não serão elegíveis os grupos que não apresentarem recursos humanos e infraestrutura próprios, suficientes e qualificados para desenvolver estudos de coortes. Também não serão elegíveis novas coortes ainda não iniciadas e que não tenham demonstrado resultados prévios ou que apresentem dados já publicados por outros grupos ou pelo governo. 

3 Objetivos pré-estabelecidos para Estudos de Coortes
Os candidatos deverão apresentar, na etapa de seleção subsequente, proposta completa incluindo um Plano de Ação com estratégias para adequar seus estudos atuais para adicionar respostas para os seguintes objetivos e perguntas de pesquisa:

i. Objetivo 1 – Coortes de vacinados contra Covid-19:
a. Qual o risco de infecção/doença/hospitalização/morte pós vacina, conforme: tipo de vacina; doses recebidas; espaçamento entre doses, tempo desde a imunização; região do país; sexo, idade, etnia, comorbidades?
b. Qual a distribuição das variantes entre os infectados que foram vacinados?
c. Tipos e frequência de efeitos colaterais pós vacina, conforme: tipo de vacina; doses recebidas; espaçamento entre doses, tempo desde a imunização; região do país; sexo, idade, etnia, comorbidades.

ii. Objetivo 2 – Coortes de sobreviventes (não vacinados) da Covid-19:
a. Qual o risco de infecção/doença/hospitalização/morte em indivíduos recuperados de Covid-19, conforme: tempo desde o primeiro episódio; gravidade dos sintomas; região do país; sexo, idade, etnia, comorbidades?
b. Qual a distribuição das variantes entre os recuperados?
c. Natureza, frequência, gravidade e duração de sintomas persistentes (Covid longa).

4 Itens financiáveis
Os recursos financeiros aportados aos estudos de coortes pelo ITpS se destinarão exclusivamente ao custeio de despesas referentes aos seguintes itens de dispêndio: i. Bolsas; ii. Material de consumo/ insumos; iii. Viagens – Diárias, passagens e despesas de locomoção; v. Serviços de terceiros – pessoa física e pessoa jurídica; vi. Despesas de suporte operacional; vii. Outras despesas correntes.

5 Apresentação do candidato para credenciamento
A Instituição candidata deverá encaminhar os seguintes documentos para o e-mail chamadas.itps@itps.org.br, com informações submetidas em duas etapas:

i. Etapa 1 – Manifestação de interesse para pré-candidatura. Envio obrigatório até às 23:59 horas, horário de Brasília/DF, do dia 29 de outubro de 2021 da Carta Consulta: documento emitido pelo responsável pela coorte, conforme modelo disponibilizado pelo ITpS (link aqui), apresentando os seguintes conteúdos:
a. manifestação formal de interesse no credenciamento;
b. argumentação sintética, limitada obrigatoriamente a duas (2) páginas, trazendo a descrição da coorte de vacinados ou sobreviventes da Covid-19 em andamento;
c. perfil resumido do grupo candidato em relação aos temas da presente Chamada, apresentado como anexo à Carta Consulta, limitado obrigatoriamente a duas (02) páginas, contendo: a experiência da equipe e o perfil dos principais pesquisadores; aspectos relevantes do sistema de gestão para atendimento dos requisitos da chamada.

ii. Etapa 2 – Proposta completa. Para os candidatos pré-selecionados, será enviado convite para apresentação de proposta completa. O processo seletivo completo, contendo todas as instruções de envio da proposta e critérios de avaliação será comunicado aos candidatos pré-selecionados. 

Share by: